O SENSEI


O Professor Enobaldo Ataíde nasceu na cidade de Salvador, estado da Bahia no ano de 1961. Em 1968, com o incentivo de seus pais, começou a treinar na ASKABA juntamente com o seu irmão mais velho, Edson Ataíde. O sensei Enobaldo contou ainda com o incentivo de professores renomados. No entanto, ele considera como o seu primeiro professor o sensei Alberto Fonseca do Dojo do Clube Fantoches da Euterpe.
Quando alcançou a faixa verde, tornou-se monitor no dojo Fantoches. Entretanto, não tinha pretensão de tornar-se professor de Karatê; ao chegar à faixa marrom, prestou vestibular para Educação Física dando inicio a sua carreira vitoriosa. Bacharel há mais de 30 anos em Educação Física pela Universidade Católica da Bahia e Pós-graduado pelo Instituto Federal da Bahia cujo tema do trabalho foi " Karatê-Do enquanto conteúdo escolar "; é professor titular de Educação Física no IFBA há mais de 15 anos; ensinou técnicas de Karatê-Do para o Corpo de Fuzileiros Navais e para a Guarda Municipal de Lauro de Freitas/BA; vem desenvolvendo diversos projetos sociais focando na prática do Karatê Shotokan, na Educação Física e no combate ao uso de drogas, através de atividades físicas.
Sensei Enobaldo possui vários títulos, tais como: tri campeão brasileiro, bi-campeão pan-americano e vice-campeão mundial. Porém, o título que mais o marcou em toda a sua carreira, foi no torneio Sesc/Fantoches, onde foi campeão de kumitê entre atletas de excelente nível técnico. Com o passar do tempo, surgiu à necessidade de criar um espaço onde pudesse dar continuidade ao seu trabalho. E foi em abril, de 1984, que a semente plantada no longínquo ano de 1968, começou a dar frutos. Os senseis Sérgio Marinho e Aser Fernandes, fundaram a Associação Esportiva Reflexo, que é uma homenagem ao professor Aser Fernandes, aproveitando as letras do nome do professor Aser - ASsociação Esportiva Reflexo. A partir de 1988, o sensei Enobaldo Ataíde iniciou o seu trabalho a frente da Academia Reflexo e por ser diferenciado, é uma referência em toda Bahia.
A Academia Reflexo foi reforçada pela Academia ASKAO (Associação de Karatê Olímpico) de Alagoinhas cujos atletas treinavam no Clube Fantoches da Euterpe e no Colégio 2 de Julho, onde funcionava o dojo da Reflexo, antiga ASER.

O professor Enobaldo defende o Karatê Educacional com foco no Budô, incentivando em seus alunos o desenvolvimento intelectual e espiritual, priorizando a ética e a disciplina aliada à prática esportiva sem, no entanto, esquecer a marcialidade do Karatê-Do e o respeito a suas origens.