domingo, 19 de setembro de 2010

Onna-Musha - A mulher samurai !!!!!!


A palavra samurai, vem do verbo "saburau" (em japonês) refere-se aos membros da nobreza militar, que dividia o poder no período feudal, e também é chamado Buke. Sabe-se que as esposas dos chefes militares defenderam ferozmente suas famílias contra o inimigo, quando os cavalheiros tinham deixado o campo, estas eram chamadas de Onna-Musha, mulher guerreira.

O papel das esposas de samurais se limitava a de educadoras; elas garantiam a assimilação e respeito que os filhos deveriam ter para com o Código Samurai (Bushidô - conjunto de regras não escritas, cujos valores são lealdade, coragem, verdade e honra) considerados mais preciosos do que a própria vida. Como seus maridos se encontravam ausentes por longos períodos, as mulheres controlavam a vida nacional, das finanças ao pessoal. Mas, estavam longe de serem desarmadas, se como eles eram treinadas em artes marciais para superar a escassez de lutadores do sexo masculino e, sobretudo, ser capaz de repelir um ataque direto contra si ou seus filhos.


Onna-bugeishas, como são chamadas, são as mulheres de família treinadas desde a tenra idade para lidar com armas escondidas (kakushi), o naginata (alabarda de lâmina tipo de curva), o Kaiken (espada curta) e tanto (punhal ligeiramente curvada). Elas carregam as lâminas em suas obi (ou mangas de quimono), enquanto a naginata era suspensa próximo à entrada da casa. As mulheres também aprendiam a furar a garganta de um atacante usando Kanzashi (lanças e broches adornando seus cabelos). O Kaiken(o último bastão de defesa pessoal), era também a arma de jigai (rito de suicídio feminino), pois a esposa de um Buke ( Samurai ) deveria defender sua honra mais que a vida.

O heroísmo não é uma qualidade exclusiva do homem na cultura da civilização humana, temos inúmeros exemplos disto como Joanna D’arc, Maria Quitéria, Budica, Anita Garibaldi, Tânia ( a Rainha dos Tártaros ), Solambou ( a Rainha de Cartago ), Teodora, entre muitas outras; e na cultura japonesa não poderia ser diferente. As lendas e até mesmo a história do Japão, revelaram muitas heroínas; pode-se duvidar da veracidade dos fatos na íntegra, mas não se pode duvidar do seu heroísmo e de seu simbolismo. Um grande exemplo é a mulher de Yamato Takeru, que portou-se como uma heroína ao lado de seu marido; ela se chamava Ototachibana, acompanhou o marido na maior parte das expedições e, finalmente, entregou-se à mercê dos deuses do mar a fim de parar a tempestade que ameaçava o navio dele. Sete dias mais tarde, encontrou-se o pente de Ototachibana na praia. Yamato Takeru mandou que se fizesse um túmulo para o pente. No regresso para a região ocidental de Honshu, lamentou-se dizendo: "Adzuma wa ya", que significa "Que pena, minha esposa". Assim a região oriental de Honshu ficou conhecida pelo nome de Adzuma.

A filha de Kiyomon, a mãe do imperador-menino Antoku, também preferiu, durante a batalha de Dannoura ( a batalha final que deu ao clã Minamoto o primeiro shogunato no japão ), atirar-se ao mar com o filho nos braços do que deixá-lo cair nas mãos dos Minamotos.

Outra heroína, Kesa Gozen, viveu durante o século XII, era nova, bonita e casada; vivia na casa da mãe com o marido. Numa ocasião o primo de Kesa Gozen, com pouco menos de vinte anos, apaixonou-se violentamente por ela; Kesa Gozen repeliu as tentativas do rapaz e continuou fiel ao marido, cujos deveres o levaram frequentemente a ausentar-se de casa. O jovem ainda tentou ganhar os favores de Kesa Gozen através da mãe dela, ameaçando a vida da velha senhora. Kesa Gozen temia tanto pela segurança da mãe que se decidiu a prometer ao primo que dormiria com ele, mas só se o marido morresse nas mãos do rapaz. Na noite em que se supunha que ele regressava, Kesa Gozen deitou-se no lugar do marido. O rapaz esgueirou-se para dentro do quarto, mas a mulher não se mexeu. Sabia exatamente o que a esperava; o primo apunhalou-a e pela sua morte, ela salvou a mãe, o marido e a própria honra. O jovem primo ficou tão horrorizado com o que tinha feito que desistiu de todos os prazeres humanos e entrou para um mosteiro; o primo de Kesa Goken era conhecido como Mongaku Shonin.

No Japão feudal do 12º século, a sociedade samurai estava em seu apogeu. Como foi dito antes; embora a casta de samurais fosse dominada por homens, foram treinadas algumas mulheres dos clãs em artes marciais, especialmente no uso da "naginata". Tomoe Gozen era a esposa de Minamoto Yoshinaka, um samurai em guerra com Minamoto Yoshitsune.

Tomoe era especialmente linda, com pele branca, cabelo longo, e características encantadoras. Ela era uma arqueira notavelmente forte e precisa, como uma espadachim ela era uma guerreira de valor inigualável, pronta a confrontar qualquer um, montada ou a pé; Ela controlava cavalos selvagens com habilidade soberba .

Sempre que uma batalha era iminente, Yoshinaka enviava essa valorosa guerreira, como o primeiro capitão de seu exército, equipada com armadura forte, uma espada enorme, e um arco poderoso; e ela executou mais ações de valor que quaisquer dos outros guerreiros de Yoshinaka . Ao lutar no Rio Uji, ela o apoiou na derradeira batalha; quando era óbvio que eles seriam derrotados, Yoshinaka e seus poucos guerreiros restantes , fizeram um ataque desesperado contra os samurais de Yoshitsune. Tomoe Gozen teimou em permanecer para enfrentar a derrota com seu marido, gritava a plenos pulmões, "eu quero lutar a última batalha gloriosa a seu lado mesmo a custa de minha vida."

Os registros de Heike Monogatori dizem que, mesmo ela diante de um exército poderoso, se arremessou em como um raio, lutando como um furacão, ela enfrentava praticamente sozinha o exército inimigo. Ela falou para o marido que atrasaria o inimigo tempo suficiente para que ele viesse a realizar o seppuku, ritual de suicídio na derrota; mas ele foi golpeado por uma flexa antes de conseguir se matar. O destino de Tomoe Gozen depois que a batalha não é conhecida, mas é provável que ela tenha se escondido em um convento budista , até o fim de seus dias.

As fontes são mais confiáveis no que dizem respeito ao século 19. Sabemos, por exemplo, que na época na região de Aizu (província de Fukushima), muita atenção é dada à educação militar das meninas. Assim, durante a guerra civil Boshin (1868-1869), as mulheres que participaram na batalha contra as forças imperiais. Eles formaram dois grupos: Joshigun (que lutam ao lado dos homens fora da fortaleza) e Johei (detenção de uma posição defensiva em Aizuwakamatsu Castelo, também conhecido sob o nome de Castelo Tsuruga). As primeiras são controladas por Nakano Takeko (1847-1868), filha de um funcionário que tenha beneficiado de um ensino completo das artes marciais. Apesar de um homem corajoso para o homem, os combatentes são obrigados a se refugiar na fortaleza.

A ajuda do corpo de mulheres, permitiu que os militares resistissem por mais de 30 dias (outubro-novembro de 1868) antes de ir para o inimigo. Nakano Takeko, foi alvejada por uma bala no peito; como exigido pela honra, ela pediu que sua irmã cortasse sua garganta. Duas outras mulheres que se distinguiram durante esta batalha famosa, sobreviveu. Estas são Yaeko Yamamoto (1845-1932) e Yamakawa Futaba (1844-1909).

A vitória das tropas imperiais levaram o xogunato Tokugawa para a Restauração Meiji e à abolição da ordem dos samurais. Em 1869, o Imperador Mutsuhito (1852-1912) mudou-se para Edo, que foi rebatizada de Tóquio, isto é, "capital do leste". Em 1910, as artes marciais tornaram-se parte integrante do currículo e, neste domínio, as mulheres não são as últimas a brilhar. Para citar exemplo, a Toda-ha Buko-Ryu escola (fundada no início do período Edo) é dirigido exclusivamente por mulheres desde o século 19.

Essas guerreiras são alguns dos exemplos de mulheres lutadoras que enriqueceram as histórias e lendas japonesas , capturando nossas imaginações. Há muitos mais a ser descoberto, cada guerreiro e guerreira exaltou a própria perspicácia durante as guerras. Embora os homens fossem principalmente retratados como heróis na história do Japão, muitas mulheres seguiram o caminho da espada, para defesa, para o poder e para a glória. As histórias delas estão conosco em epopéias, lendas e livros de história......


Referências:

http://historizo.cafeduweb.com/
http://www.woa.tv/articles/hi_samurai.html
http://asianhistory.about.com/od/imagegalleries/ss/samuraiwomen.htm
http://www.suite101.com/content/samurai-women-warriors-a45344
http://www.koryu.com/library/wwj1.html#History


Oss !


Cristiano Gomes
Faixa-preta 1º Dan, estilo Shotokan

Nenhum comentário: