domingo, 2 de maio de 2010

Shotokan e Shotokai

Egami ( fundador do Shotokai e aluno de Funakoshi )



O Shotokai se originou do Shotokan; alunos do mestre Funakoshi, na época queriam implementar foco em competição e Kumite, o que não era do agrado de Gichin , assim alunos dele criaram uma escola a parte, a chamando de Shotokai , o termo " Kai " significa revisão, nesse caso.

Particularmente, acho errado se criar um estilo a parte em casos assim; na época, tinha-se fundado um dojo a parte do mestre, com o intuito de treinar outras técnicas, outros métodos, sendo que a essência era a mesma; isto explica a grande divisão que há atualmente no Karatê mundial, isto não é de agora. O mais sensato a ter sido feito era esperar o falecimento de Funakoshi para implementar novas técnicas, isto se chama respeito pelo professor, pelo mestre; entretanto, infelizmente, isto não ocorreu. Se aqueles alunos tomassem como exemplo, o perfil de Nakayama, que esperou Gichin vir a falecer para realizar competições, hoje o cenário global do Karatê , talvez, fosse algo mais organizado, com coesão, como vemos ocorrer com o Judô ( um exemplo típico foi o uso de kimonos de outra cor, que causou divergência, mas, nem por isso, foram criadas federações ou estilos diferentes ).

Mestre Funakoshi era contra divisões, por ele o Karatê deveria ser um só. Pois, não é o fato de implementar novas ( ou reinventar ) técnicas, que se deve criar um estilo novo, uma vez que a essência é a mesma.

Oss !!!

Cristiano Gomes
Faixa-preta 1º Dan, Estilo Shotokan

Nenhum comentário: