segunda-feira, 12 de abril de 2010

A verdadeira origem das artes marciais

A origem do termo ‘artes marciais’ é ocidental e latina, uma referência às artes de guerra e luta. Sua origem é vinculada ao deus da guerra greco-romano Marte. As artes marciais são todas as práticas utilizadas pelos exércitos no desenvolvimento de treinamento e habilidades para o uso em guerras, não importando a origem ou povo que a criou.
O termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais. No oriente, os termos mais adequados para a definição destas artes são Wushu ( na China ), Bushido ( no Japão ), Krav Maga, ( em Israel ) que também significam respectivamente “Artes de Guerra”, "Caminho do Guerreiro", “Combate Pleno e Próximo”.
As artes de combate conhecida comumente como artes marciais não têm em sua origem um marco registrado; a sua gênese confunde-se com o desenvolvimento da civilização, quando, logo após o desenvolvimento da onda tecnológica agrícola, com o acúmulo de riqueza e poder; surge também sentimentos pejorativos como cobiça, inveja, tendo como consequência a agressão ao próximo.
A versão mais conhecida sobre a origem das artes marciais, tem como foco Bodhidharma (ou Daruma - monge indiano que viajou à China ), onde orientou os monges chineses na prática do Yoga e rudimentos da arte marcial indiana, o que caracterizou posteriormente na criação de um estilo próprio pelos monges de Shaolin, entretanto, históricamente, através da tradição oral e escavações arqueológicas, foi constatado que o Kung-fú já existia na China há mais de cinco mil anos; da China, estes conhecimentos se expandiram por quase toda a Ásia.
Recentes descobertas arqueológicas também mostraram guardas pessoais, na Mesopotâmia, praticando técnicas de defesa e de imobilização de agressores, o Boxe já era praticado nesta região conforme ilustra a pintura abaixo:
Luta na Mesopotâmia


Na Grécia , nos jogos olímpicos de 648 a.C. ocorreu a primeira aparição de um desporto de combate sem armas chamado Pankration ( em grego Παγκράτιον ), a palavra significa Pan ( todos ) e Kratos ( força ); os espartanos usaram o Pankration ( vide figuras abaixo ) como método de treinamento de seus guerreiros. As lutas eram vencidas por finalização ou se o oponente ficasse incapacitado de alguma forma de continuar a luta. Não existia divisão de peso ou limite de tempo na arena, na época existiam poucas regras, como não poder morder e pôr o dedo no olho; segundo alguns historiadores, as técnicas do Pankration foram transmitidas pelos exércitos de Alexandre, o Grande, para o Oriente.

Luta na Grécia


Na Bíblia ( figura abaixo ), que é considerado um registro histórico , tendo seus originais em hebraico ( com idades de mais de seis mil anos, consta várias referências às artes de combate e de guerra; o rei Davi ( figura abaixo ), que venceu Golias em combate ( 1Samuel 17:33 ), Jacó travou luta corporal com um anjo ( Oséias 12:4 ), Deus, em grande parte da Bíblia é também chamado de Senhor dos Exércitos ( Isaías 19:4 ) ; Jesus Cristo manda os discípulos comprarem espadas ( Lucas 22:36 ), Sansão lutou contra os filisteus ( Juízes 15:10 ); as batalhas que Josué travou ( Josué 8:18 ); anjos em batalha ( Apocalipse 12:7 ) . Assim, podemos concluir, que as artes marciais vieram muito antes do que pensávamos até agora; a sua origem transcende o raciocínio humano, o que torna inviável inserir a sua gênese no calendário secular.

A Bíblia / Davi e Golias



Oss !!!!

Cristiano Gomes
Faixa Preta 1º Dan do Estilo Shotokan

Nenhum comentário: